31 de julho de 2012

O avental crafter

Julho foi um mês cheio de altos e baixos, com dias de muita "ação artesanal" e outros mais parados por razões domésticas (a odisséia do telefone fixo do bairro inteiro sem funcionar e por aí vai). A Mega Artesanal foi o máximo, fui quase todos os dias e me acabei de tanto andar! Peguei dicas valiosas, conversei com muita gente bacana e fiz muitos cursos (graças às minhas primas crafters que levaram um guarda-roupa de agasalhos para doação: era o ingresso pra cada workshop). Ah, claro, tive meu momento de tietagem depois da palestra da Rita Paiva no stand da Elo7, a revista Make é simplesmente inigualável, se você quer inspiração é nela que você encontra alguma imagem bonita que te dê asas à criatividade.
Bom, voltei cheia de inspiração e idéias de projetos, decidi usar uns paninhos beeem antigos, qu eminha mãe usava pra fazer bonecas, e confeccionar meu avental. O tutorial do SuperZiper foi o que me motivou e vamos lá brincar com a Singer nossa de todo dia. Quis deixar o desafio ainda maior e me aventurei no patchwork, já que eram 3 tecidos de mesmo padrão. Ah, e aprendi um truque que vai valer pra vida inteira agora, para franzir o tecido sem drama: pegue um pedaço grande de fio dental (isso mesmo!) e posicione no local a ser franzido, passe uma costura zigue-zague bem grande, mantendo o fio dental bem no meio da costura, de modo que prenda o fio dental no meio da costura para depois puxá-lo. Depois é só pegar uma das extremidades do fio dental, e com uma agulha de tapeçaria, dar um pontinho no tecido, para que não escape quando for puxado. Aí é pegar o outro lado do fio dental, puxar sem medo de arrebentar seu franzido! Deu pra sacar? Verei se consigo me virar com câmera e máquina do costura ao mesmo tempo pra mostrar como se faz, mas vejam como o avental ficou:


Google+